#dica01: Iluminação não é apenas luz



Iluminação não é apenas luz. Oi?? Então é sobre o que esse post?? O que quero deixar claro é que, tratando-se de um projeto que não tenha necessidade de uniformidade, a luz NÃO é a única e exclusiva protagonista desse cenário em questão.


Ou seja, as sombras causadas pela ausência se luz também possuem um papel fundamental para a dramaticidade de um ambiente. Afinal de contas, não tem nada mais prazeroso do que um ambiente de estar, por exemplo, com pequenas 'doses' de luz para relaxarmos e curtirmos aquele lugar.


Os efeitos proporcionados por luminárias e algumas famílias de lâmpadas são dos mais diversos e incríveis: fachos bem desenhados permitem uma verdadeira pintura "à luz" em locais destinados ao lazer e descanso, como livings, home cines, suítes...

Então a ordem é se jogar nesses efeitos em prol de um cantinho cheio de personalidade! E a boa notícia é que para isso não é preciso uma super reforma na sua casa ou local de relax: um simples abajur já transmite a idéia da luz x sombra!


Agora que você já sabe que não é pecado ter umas sombrinhas por aí, que tal observar como anda o seu cantinho favorito? Beijos de luz (e sombras)!





Juliana Mara é arquiteta e lighting designer, além de mestre em arquitetura com ênfase em iluminação natural. Há mais de 10 anos no mercado, adquiriu experiência de sobra para prestar consultorias na área e, através deste blog, "iluminar" outras mentes com dicas para arquitetos, designers e até mesmo aventureiros que pretendem decorar por conta própria

Posts em destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Últimos posts
Buscar mais posts